A Engenharia Ambiental e Sanitária busca criar, desenvolver e aplicar conhecimento científico e tecnológico para diagnóstico de problemas que afetam o meio ambiente, planejar, prevenir e projetar soluções, de forma a garantir o desenvolvimento sustentável, gerando progresso com o mínimo de impacto ao meio ambiente.
Formação
O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária tem como objetivo a formação de um profissional com ampla base técnico-científica, capacitado para uma atuação crítica, reflexiva e ética.
O Engenheiro Ambiental deve entender os processos ambientais, reconhecer os agentes envolvidos e os riscos existentes, analisar as intervenções humanas e planejar as interferências adequadas de forma a controlar, recuperar ou preservar a biodiversidade.
COORDENAÇÃO DO CURSO
Cristiano Ferreira Alves
Coordenador Titular
Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Faculdade Talentos Humanos (2011). Pós-Graduação em Docência Universitária no Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXA). Cursando Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE).Trabalhou na empresa Vale Fertilizantes S/A como Topografo de 2005 a 2011. Atuou como Coordenador de Amostragem na empresa Araxá Ambiental . Atualmente é professor e Coordenador Adjunto no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, é professor nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Auxiliar de laboratório do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Possui várias orientações de TCC's Trabalho de Conclusão de Curso nos cursos de engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil. possui várias participações em bancas de TCC's como examinador. Possui orientações e Có-Orientações de Iniciação Científica em áreas de Monitoramentos Ambientais e Georreferenciamento. Participou, em Janeiro de 2019, como Professor Adjunto do Projeto Rondon - Operação parnaíba.
A Engenharia; Histórico, evolução e desafios. Ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. Processos de comunicação. Tomada de decisão. Modalidades da Engenharia, campos de atuação e inter-relacionamentos. A profissão de Engenheiro: atribuições profissionais e mercado de trabalho. Registro Profissional de Engenharia: sistemas CREA/CONFEA. Legislação e código de ética do Engenheiro. Contribuição de profissionais das diversas áreas da Engenharia. Integração entre ensino, pesquisa e extensão através de atividades incorporam os conteúdos básicos e aplicados das engenharias.
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens.
Conceito de ecossistema. Estrutura do ecossistema. Ciclos Biogeoquímicos. Classificação dos ecossistemas. Caracterização dos ecossistemas: aquáticos continentais (naturais e artificiais): rios, lagos, reservatórios; importância ecológica e econômica. Caracterização do ecossistema marinho; importância ecológica e econômica. Caracterização dos ecossistemas terrestres e importância ecológica e econômica. Ciclagem de materiais nos ecossistemas ecológicos. Populações e comunidades em gradientes geográficos. Ecótones; efeito de borda. Pressões humanas sobre os ecossistemas.
Sistemas de representação: Conceitos e exercícios; Projeções cilíndricas ortogonais: Conceitos e exercícios; Cortes: Conceitos e exercícios; Cotas: Conceitos e exercícios; Perspectiva: Conceitos e exercícios; Normas Técnicas; Prática de desenho e/ou softwares de desenho assistido por computador.
Revisão de funções elementares. Limites de função de uma variável real. Continuidade. Derivada. Teorema do valor médio. Aplicações da derivada. Integrais de uma variável.
Retas e Círculos no Plano. Retas, Planos e Esferas no Espaço. Cônicas e Quádricas. Espaços Vetoriais e Transformações de coordenadas. Transformações Ortogonais e Rotações no Espaço.
Estrutura atômica e molecular. Tabela periódica e Propriedades periódicas. Ligações Químicas. Reações Químicas e Estequiometria. Forças de interação e propriedades dos gases, líquidos e sólidos. Fundamentos da Termoquímica e Termodinâmica Química. Fundamentos da Cinética Química. Introdução à química analítica. Equilíbrio Químico, deslocamento, equilíbrio iônico, acidez e basicidade, hidrólise, solubilidade, produto de solubilidade, efeito do íon comum, soluções tampões. Amostragem e preparação de amostras. Métodos analíticos clássicos e instrumentais.
Pesquisa bibliográfica. Importância da pesquisa em ciências. Documentação e redação de trabalhos científicos. Normas da ABNT: características, objetivos e linguagem. Método científico: elementos, etapas e aplicabilidade. Elaboração de trabalhos científicos.
Origem da vida e Teoria da Evolução. Estrutura, Função e Evolução das Células. Organização Celular. Características das Células Procarióticas e Eucarióticas. Nutrição e Respiração. Principais microrganismos - importância e aplicação. Botânica: histologia, anatomia vegetal, fisiologia e sistemática. Zoologia dos invertebrados e vertebrados. Fundamentos biotecnológicos aplicados ao meio ambiente. Integração dos conteúdos disciplinares através de textos cientícos.
Mineralogia: Estudo dos minerais nos aspectos de conceito, nomenclatura, número, importância agrícola, gênese, propriedades e reconhecimento macroscópico; Petrologia: Estudo das rochas nos aspectos de conceito, gênese, classificação, importância agrícola e reconhecimento macroscópico; Intemperismo e Formação do Solo: Alterações físicas e químicas dos minerais e das rochas e suas influências na formação e no comportamento dos solos. Gênese, Morfologia e Classificação de Solos Propriedades físicas e químicas do solo. Aplicações da geologia na Engenharia Ambiental e Sanitária. Sustentabilidade
Aspectos econômicos ligados aos compostos orgânicos. Estrutura eletrônica do carbono. Principais funções orgânicas e propriedades físicas. Isomeria e estereoquímica. Mecanismos de polimerização, síntese de polímeros biodegradáveis. Reações de interesse econômico, social e ambiental. Compostos orgânicos de interesse ambiental. Produção de biocombustíveis.
Medidas e erros. Sistemas de unidades e análise dimensional. Cinemática da partícula no movimento plano. Dinâmica da partícula: Leis de Newton. Trabalho e Energia. Conservação de energia. Conservação do momento linear. Introdução à Cinemática e à Dinâmica da rotação. Equilíbrio de corpos rígidos. Estática e dinâmica dos Fluidos.
Organização básica de um microcomputador: composição básica, linguagem de máquina, equipamentos periféricos, sistemas numéricos e conversões, linguagem compilada e interpretada; Algoritmo, dado, variável, instrução e programa; Tipos de dados escalares: inteiros, reais, caracteres e intervalos; Construções básicas: atribuição, leitura e escrita; Conceitos de metodologias de desenvolvimento de algoritmos: estruturação de códigos e desenvolvimento top-down; Elaboração de algoritmos: estruturas seqüenciais, de seleção e repetição; Tipos estruturados básicos: vetores, matrizes, e strings; Subprogramas: funções e procedimentos; Arquivos; Implementação dos algoritmos: emprego de linguagem de programação.
Introdução à Ecologia. Cadeias e redes alimentares. Estrutura trófica. Pirâmides ecológicas. Energia e diversidade. Modelos de fluxo de energia em diferentes ecossistemas (terrestres e aquáticos). Fatores limitantes. Conceitos de habitat e nicho ecológico. Estrutura das comunidades: dinâmica das populações, sucessões e interações ecológicas.
Características gerais de bactérias, fungos e vírus. Influências dos fatores ambientais, físicos e químicos no desenvolvimento da população microbiana. Identificação bacteriana. Metabolismo energético. Controle de microrganismos. Microbiologia ambiental. Microbiologia sanitária. Biodegradação de poluentes. Técnicas microbiológicas. Sustentabilidade.
Coordenadas Retangulares e Polares. Mudança de coordenadas. Aplicações; Integrais Triplas: Coordenadas Cilíndricas e Esféricas. Mudança de coordenadas. Aplicações; Integral de linha: Campos vetoriais. Parametrização de curvas. Independência de caminhos; Aplicações. Teorema de Green, Divergência, Teorema de Gauss, Rotacional, Teorema de Stokes e Aplicações; Equações diferenciais ordinárias: introdução, conceitos básicos; Equações diferenciais de 1ª ordem: separáveis, exatas e lineares; Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias lineares. Aplicações; Equações diferenciais de 2ª ordem com coeficientes constantes homogêneas e não homogêneas. Método de variação de parâmetros e coeficientes a determinar. Aplicações.
Introdução à mecânica dos solos. Propriedades físicas e mecânicas do solo: estrutura, plasticidade, consistência, permeabilidade, capilaridade, percolação d´água, pressões neutras e efetivas, propagação e distribuição das pressões, adensamento, resistência ao cisalhamento e estabilização dos solos. Empuxos da terra: teoria, efeito d´água, aplicações a muros e cortinas. Estabilidade de taludes: teorias e aplicações. Aterros sobre terrenos compressíveis. Fundações: capacidade de carga, recalques, escolha do tipo e reforço.
Oscilações e ondas. Óptica geométrica e óptica física. Temperatura. Transferência de Calor. Lei de Fourier. Calor e Trabalho. Primeira lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases. Segunda lei da Termodinâmica. Entropia.
Distribuição de água no planeta, água como meio ecológico. Características físicas, químicas e biológicas das águas. Principais fenômenos poluidores da água. Qualidade e tratabilidade da água para consumo humano. Qualidade das águas de irrigação. Qualidade da água para usos industriais. Qualidade da água para atividades agroindustriais e dessedentação de animais. Características das águas residuárias. Análise Integrada da qualidade da água. Técnicas de amostragem e métodos de exames físico-químicos das águas. Legislação brasileira sobre qualidade da água. Integração dos conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares através de projeto de pesquisa sobre a influência do uso e ocupação do solo na qualidade das águas e do sedimento de determinado curso hídrico da região.
Conceitos básicos aplicados na química ambiental. Propriedades dos principais compostos de ação toxicológica. Processos físico-químicos relevantes envolvendo os reservatórios: hidrosfera, atmosfera e litosfera.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Cidadã no Brasil. Responsabilidade social inclusão e cidadania: conceitos básicos da disciplina. Histórico da exclusão/inclusão no Brasil. Inclusão, minorias, diversidade e cidadania. Responsabilidade ambiental e cidadania. A perspectiva multiculturalista e a construção da cidadania: diversidade étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, de desempenho físico e cognitivo, de idade, entre outras. Cultura afro-brasileira e indígena. Abordagem interdisciplinar da Inclusão Social. Políticas públicas para a inclusão nos diferentes ambientes sociais. Legislação e acessibilidade no Brasil. Aspectos teórico/metodológicos de uma formação profissional inclusiva. Dinâmica da inclusão na educação regular e corporativa: papel das novas tecnologias. Representações dos profissionais sobre responsabilidade social e prática da inclusão social.
Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência.
Carga Elétrica. Lei de Coulomb e Campo Elétrico. Lei de Gauss. Potencial Elétrico. Capacitores e dielétricos. Circuitos elétricos. Campo Magnético. Lei de Ampère e Biot-Savart. Lei de Faraday. Indutância. Circuitos RLC. Corrente alternada.
Relações astronômicas entre o Sol e a Terra. Atmosfera terrestre. Radiação solar e terrestre. Temperatura do solo e do ar. Umidade do ar. Pressão atmosférica e vento. Condensação na atmosfera. Tipos de nuvens. Evaporação e evapotranspiração. Observações visuais. Relação entre temperatura, pressão e vento. Circulação geral da atmosfera. Estudo das massas de ar. Estudos das frentes, diagnóstico e prognóstico do tempo. El Niño e La Nina. Climatologia. Balanço hídrico. Quebra-ventos.
Variáveis aleatórias discretas; algumas variáveis aleatórias contínuas importantes; introdução à estatística; conceituação de população e amostra; variáveis estatísticas; conceituação de distribuição por frequência; representação gráfica; medidas de tendência central; medidas separatrizes e medidas de distribuição; medidas de assimetria e curtose; correlação e regressão; introdução à probabilidade; espaços amostrais finitos; probabilidade condicionada e independência; variáveis aleatórias unidimensionais; funções de variáveis aleatórias; noções fundamentais de probabilidade e estatística e suas formas de apresentação e análise.
Análise dimensional e conversão de unidades. Fluidos e suas principais propriedades. Tipos de escoamento. Mecânica dos fluidos (Lei de Newton da viscosidade). Estática dos fluidos (Princípio de Pascal, Lei de Stevin e pressão manométrica). Equação de Bernoulli (Perda de carga em tubulações e acidentes). Propriedades Térmicas da Matéria. Calor e Transferência de Calor (Modos básicos de transferência de calor: condução, convecção e radiação). Condução de calor e convecção forçada sobre superfícies planas. Principais máquinas térmicas. Transporte de massa (Equações de conservação da matéria. Difusão mássica. Convecção mássica. Analogias entre transportes
Qualidade sanitária dos alimentos, com ênfase nos perigos biológicos. Microrganismos importantes em alimentos e fatores envolvidos no seu crescimento. Indicadores da avaliação microbiológica de alimentos. Principais vias de contaminação biológica e química dos diversos grupos de alimentos e medidas de prevenção. O sistema de Análise de Perigos e Pontos críticos de Controle. Epidemiologia das doenças transmitidas por água e alimentos e a intervenção do nutricionista em nível individual e coletivo. O sistema de vigilância sanitária.
Introdução; Estado de tensão; Esforços solicitantes como resultantes das tensões; Barras submetidas à força normal; Flexão; Torção; Critérios de resistência.
Condutos Forçados: dimensionamento dos condutos forçados, da perda de pressão distribuídas e localizadas, operação com pressão negativa, golpe de aríete, velocidades e vazões em trânsito, redes ramificadas e redes malhadas; método de hardycross, operações com reservatórios. Dimensionamento dos condutos livres, da perda de pressão distribuídas e localizadas, velocidades e vazões em trânsito, energia de escoamento, profundidade crítica, número de Froude, movimentos gradualmente variado e bruscamente variado; estruturas hidráulicas complexas (vertedores, bacias de dissipação de energia). Macro e Microdrenagem pluvial e subsistemas especiais: dimensionamento de redes de drenagem pluvial urbana, incluindo sarjetas, bocas de lobo, canais e reservatórios de acumulação, cujo conteúdo programático se desenvolve na delimitação e solução dos problemas hidráulicos associados às linhas piezométricas ao nível atmosférico, ou seja, escoamento em canais livres. Sustentabilidade.
Revisão dos fundamentos de mecânica de fluidos e transferência de calor. Operações de transporte de fluidos: bombas, válvulas, tanques de agitação e mistura. Compressores, sopradores e ventiladores. Caracterização, redução e classificação de tamanho de partículas sólidas (britagem, moagem e peneiramento). Operações de aglomeração de partículas sólidas (pelotização, sinterização e briquetagem). Operações de separação de misturas heterogêneas (filtração, centrifugação, sedimentação, fluidizacão, ciclonagem, precipitação eletrostática e flotação). Operações de transferência de calor (trocadores de calor, evaporadores, secadores e condensadores). Operações de separação de misturas homogêneas (destilação, extração, absorção e adsorção). Operações de separação sólido-líquido e líquido-líquido (lixiviação e de extração por solventes). Integração dos conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares através do desenvolvimento de um projeto de pesquisa.
Ligações inter-atômicas e intermoleculares. Estruturas cristalinas, semicristalinas e amorfas. Propriedades dos materiais e fatores de influência. Técnicas e ensaios para caracterização e análise de materiais. Classificação, propriedades e aplicações de materiais naturais, poliméricos, metálicos, cerâmicos e compósitos. Principais matérias-primas e processos de manufatura. Ciclo de vida e reciclagem de materiais. Seleção de materiais.
Conceitos fundamentais. Extensão e campo de ação. Instrumentos topográficos: descrição e manejo. Normas técnicas. Planimetria. Métodos de levantamento planimétrico. Goniologia. Execução de desenho topográfico. Cálculo de áreas. Sistema de posicionamento Global – GPS. Tecnologias da Topografia Automatizada. Altimetria. Nívelamentos: taqueométricos, trigonométricos, geométricos e barométricos. Estudo e representação do relevo. Plantas plani-altimétricas. Cálculo de volumes de corte e aterro.
A lei da escassez e os fundamentos da economia. O Sistema Econômico. Eficiência produtiva e eficácia alocativa. Leis de demanda e oferta. Estruturas de mercado. Aspectos microeconômicos. Agregados macroeconômicos e as políticas macroeconômicas. O Setor Externo e a Política Cambial. Os grandes desafios econômicos do mundo atual. Conjuntura econômica atual.
Sensoriamento Remoto: definição, origem e evolução; aplicações; interações entre energia eletromagnética e matéria. Sistemas orbitais. Métodos de extração de informações geográficas. Fotointrepretação. Aplicações, câmeras aéreas. Geoprocessamento: definição, Geotecnologia, SIG e Engenharia Ambiental; Tipos de Funções de Sistemas de Informações Geográficas; Análises Espacias e Não-espaciais. Cartografia: mapas, escalas e sistemas de projeção.
Circuitos elétricos: Ligação Monofásica, Ligação Bifásica, Ligação Trifásica. Potência trifásica: potência ativa, reativa e aparente, fator de potência. Principais componentes de instalações elétricas industriais: cabos, quadros, centro de controle de motores, eletrodutos, leitos e calhas, terminais. Transformadores, Geradores e Motores: princípio de funcionamento, ligações e aplicações. Circuitos de comando. Introdução à iluminação artificial. Faturamento de energia elétrica: consumo e demanda.
Atmosfera. Poluição atmosférica. Monitoramento de poluentes atmosféricos. Processos de tratamento de resíduos gasosos. Estudos de casos. Fontes e efeitos dos principais poluentes; inversão térmica; rosa dos ventos. Mecanismos de controle da poluição atmosférica: dimensionamento de filtros manga, precipitadores eletrostáticos, barreiras vegetais, exaustores, chaminés. Poluentes industriais. Filtros industriais de emissão de gases. Sustentabilidade.
Caracterização de Bacia Hidrográfica: determinação de características de relevo e sua tendência de escoamento em relação a enchentes e enxurradas. Delimitação dos limites físicos naturais das bacias hidrográficas - parâmetros físicos: perímetro, área, compacidade, forma, densidade de drenagem, sinuosidade, perfildo terreno, perfil de declividades, curva hipsométrica, e outros elementos que indiquem tendências noescoamento. Ciclo Hidrológico e Aspectos de Reservas Artificiais: características de precipitação, escoamento superficial, infiltração, escoamento subterrâneo, evaporação e transpiração, com a finalidade do balanço hídrico numa barragem de acumulação - estudos estatísticos e probabilísticos para determinação de períodos de retorno, freqüência de ocorrências máximas, médias e mínimas, de chuvas intensas e seus impactos nos canais de escoamentos. Capacidade de infiltração (curva de Horton) e mecanismos de escoamento. Medição de vazão. Composição de hidrógrafa. Propagação de enchentes e mecanismos de alarme e controle. Diagramas de Rippl. Curvas de utilização de volumes armazenáveis, volumes perdidos, volumes deficitários, altura de preservação, áreas de inundação, controle de estiagens; e, determinação de evapotranspiração. Sustentabilidade.
Gestão dos recursos hídricos. Instrumentos de gestão. Aspectos legais e institucionais. Aspectos econômicos. Instituto de Gestão das Águas (IGAM). Sustentabilidade.
Ética: ética e comportamento nas organizações, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Introdução à Legislação Ambiental: entendimento dos mecanismos legais disponíveis à manutenção da vida em seu mais amplo sentido, cujo conteúdo programático inclui a apresentação do sistema nacional do meio ambiente e sua evolução, a política nacional ambiental, as competências legislativa, executiva e judiciária vigentes no Brasil (Federal, Estadual e Municipal), seus mecanismos de atuação e suas implicações à gestão ambiental rural, urbana e industrial; apresentação do patrimônio ambiental (unidades de conservação, áreas de preservação, reservas ecológicas). Legislação Ambiental Básica: entendimento da legislação ambiental em termos de responsabilidade administrativa, civil e criminal; apresentação da Lei de Crimes Ambientais, das Resoluções expedidas pelo CONAMA, incluindo avaliação de impacto ambiental nos meios físicos, biológicos e antrópicos genéricos, conceitos de poluição atmosférica, hídrica, nos solos, entre outros pertinentes ao tema; legislação profissional.
Tipos de energia: solar, eólica, térmica, hidroelétricas, outras. Energias e sociedades sustentáveis. Energias renováveis e não renováveis. Bioenergias. Energias e seus impactos ambientais. Energia sustentável. Aproveitamento de fontes de energia. Energia limpa para motores. Sustentabilidade.
Significado de ruralidade. Indicadores sócio-ambientais do mundo rural. A agricultura como processo de construção social. Dinâmica do desenvolvimento rural sustentável: fundamentos teóricos, distintas visões, políticas públicas, conflitos sócio-ambientais do novo mundo rural. Política agrícola e a Política de reforma agrária na sociedade brasileira e sua herança histórica. O agronegócio como fator de política geradora de desenvolvimento e de custos ambientais e sociais. Metodologias e tecnologias de prevenção e controle da poluição ambiental rural.
Fundamentos de toxicologia ambiental. Ecotoxicidade e meio ambiente. Relações entre elementos tóxicos e organismos. Relações tóxicas entre organismos. Avaliação ambiental: biomonitoramento e ensaios ecotoxicológicos. Avaliação da toxicidade. Monitoramento. Extração mineral e contaminação das águas. Toxicologia dos ambientes. Sustentabilidade.
Instalações prediais de água fria. Instalações de prevenção e combate a incêndio. Instalações prediais de esgotos sanitários. Instalações prediais de águas pluviais. Instalações prediais de água quente.
Bases conceituais na previsão de impacto. Caracterização e definição de EIA/RIMA, RAP e PRAD. Avaliação ambiental - métodos qualitativos e quantitativos. As bases legais do estudo de impacto ambiental (EIA) no Brasil e outros países. Avaliação de impacto cumulativo. Noção de indicadores ambientais. Avaliação de impacto estratégico. Avaliação de risco ambiental. Avaliação de impacto e gestão ambiental. Análise de relatórios de impacto ambiental - Estudos de caso envolvendo unidades industriais, obras hidráulicas, projetos urbanísticos, atividade minerária, atividade agrícola, turismo e resíduos sólidos. Sustentabilidade. Integração dos conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares através do desenvolvimento de um EIA/RIMA para diferentes tipos atividades antrópicas que podem ser desenvolvidas na região.
Gerenciamento integrado de Resíduos sólidos: resíduos sólidos, geração e caracterização físico-química. Acondicionamento, separação e Coleta, transporte, tratamento e disposição final. Projetos básicos e complementares, executivos e operacionais de aterros sanitários, com aspectos relacionados ao dimensionamento de células de acomodação de resíduos sólidos, cujo conteúdo programático encerra conceitos sobre a movimentação de terras, sobre os sistemas de drenagem, de coleta do chorume, coleta e queima de gases, e demais unidades pertinentes ao aterro sanitário. Sustentabilidade.
Sistema de abastecimento de água: manancial, quantidade de água a ser fornecida, captação, adução. Reservação e distribuição. Relatório técnico preliminar. Projeto hidráulico sanitário. Coagulação e floculação. Unidades de mistura rápida e floculadores. Decantação convencional e de alta taxa. Filtração rápida e fluidificação. Filtração direta descendente. Desinfecção. Fluoretação. Casa de química. Resíduos gerados no tratamento. Distribuição. Sustentabilidade.
Sistema de esgotamento sanitário, importância, planejamento, componentes, rede coletora, estações elevatórias, interceptores, emissários, corpo receptor, órgãos acessórios. Tratamento de águas residuáriasdomésticas, com aspectos relacionados ao dimensionamento de sistemas de tratamento sanitário, incluindo tratamento preliminar, primário, secundário e terciário, cujo conteúdo programático inclui gradeamento, desarenadores, calhas de controle de vazão e velocidade, flotadores, lagoas de estabilização aeróbias, anaeróbias e facultativas, decantadores Dortmund, tanques Inhoff, filtros biológicos. Sustentabilidade.
Licenciamento ambiental como instrumento da Política Ambiental: aspectos gerais; legislação pertinente; competência para licenciar, as etapas do licenciamento ambiental. Atividades a serem licenciadas. Estudos de caso de empreendimentos em fase de licenciamento, controle de impactos e remediação.
Orientação para a elaboração do trabalho de conclusão de curso: revisão do problema de pesquisa e dos objetivos; desenvolvimento da fundamentação teórica e metodologia; elaboração dos resultados e discussão. Apresentação das considerações finais e resposta ao problema de pesquisa. Normas da ABNT. Normas do UNIARAXA. Orientações para apresentação pública.
Caracterização dos recursos naturais renováveis e não renováveis: categoria de recursos; inventário de recursos naturais; valoração do recurso natural. Conservação da biodiversidade. Recursos naturais e desenvolvimento sustentável. Pagamento por serviços ambientais. Conceitos de degradação e recuperação ambiental: conceitos e fontes de degradação; caracterização de área degradada; degradação do solo. Matéria orgânica, topsoil e serapilheira no processo de recuperação de áreas degradadas. Abordagens e modelos de revegetação. Restauração ecológica: conceitos, fases, projetos de restauração. Restauração de matas ciliares. Métodos e técnicas de bioengenharia aplicadas a taludes. Recuperação de áreas degradadas por mineração. Recuperação de voçorocas. Biorremediação. Estudos de caso.
Descrição dos principais processos na lavra a céu aberto e na lavra subterrânea. Descrição dos principais processos no tratamento de minérios. Impactos causados por atividades de mineração. Alternativas de disposição de rejeitos de mineração de forma controlada. Mineração e sustentabilidade ambiental. Descrição dos principais processos de produção de metais e ligas (ferro-gusa, ferroligas, alumínio, outros). Impactos causados por atividades de metalurgia. Sistemas de coleta, tratamento, manuseio, reaproveitamento, descarte, disposição e eliminação de poluentes e subprodutos gerados no processo produtivo. Metalurgia e sustentabilidade ambiental.
Segurança do trabalho. Gerência de riscos: legislação de segurança. Confiabilidade técnica e confiabilidade humana. Ambiente de trabalho. Biomecânica Ocupacional. Ergonomia. Conceitos e Normas Regulamentadoras.
Redes coletoras sanitárias industriais e agroindustriais - subsistemas especiais: dimensionamento de redes coletoras sanitárias industriais e outros elementos sanitários de transporte, delimitação e solução dos problemas hidráulicos associados às linhas piezométricas ao nível atmosférico, ou seja, escoamento em canais livres, agravado pela condução de material residuário industrial de alta poluição; reuso da água. Caracterizações físicas, químicas e biológicas das águas residuárias. Tratamento de águas residuárias industriais: dimensionamento de sistemas de tratamento industrial, incluindo tratamento preliminar, primário, secundário e terciário. Decantação. Processos químicos e biológicos. Destinação final e padrões de lançamento. Tratamento e destino final do lodo. Lagoas de estabilização. Valos de oxidação. Desinfecção. Sustentabilidade.
Teoria do planejamento: histórico e conceituação. Planejamento e o enfoque ambiental. Utilização de modelos e de instrumentos de planejamento. Planejamento ambiental e gestão ambiental. Base legal e institucional para a gestão ambiental. Instrumentos de gestão ambiental. Indicadores de sustentabilidade. Sistemas de Gestão Ambiental: a norma ISO 14001:2015 e seus requisitos. Sistemas de Gestão Integrado (normas ISO, OSHAS e outras). Inserção do meio ambiente no planejamento econômico. Serviços ecossistêmicos e valoração ambiental. Planejamento urbano. O Estatuto das Cidades. Plano Diretor. Planejamento rural. Integração dos conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares através do desenvolvimento de um projeto.
Conceito de saúde: individual e coletiva. Fundamentos da saúde ambiental. Fatores ambientais que afetam a saúde. Saneamento e doenças infecciosas. Doenças endêmicas e controle de enfermidades. Saúde ocupacional. Acidentes, catástrofes e seus reflexos na saúde pública. Estudo e apresentação de casos. Controle de vetores biológicos transmissores de doenças em plantas, pragas e vetores de doenças humanas. Agentes de biocontrole. Isolamento e seleção de agentes de controle biológico de doenças. Mecanismos de controle biológico. Programas de sucesso em controle biológico de doenças.
Os Princípios da Administração. Teoria administrativa: antecedentes e conceitos fundamentais. A “gênese”: administração científica e teoria clássica. O indivíduo como referência: escola das relações humanas e teoria comportamental. Teoria da decisão e racionalização. Weber e a teoria da burocracia. A abordagem estruturalista. A abordagem sistêmica e a perspectiva contigencial. Teorias do ambiente. Administração de Recursos humanos e naturais aplicada. Novas tendências da teoria das organizações. Administração de marketing. Estrutura do capital. Participação nos lucros e distribuição de dividendos.
Optativa
40
0
40
-
-
-
-
40
Atividades Complementares
0
0
0
-
-
-
16
16
Estágio Supervisionado
0
0
0
-
-
200
-
200
Doutora - Ana Flavia Pinheiro de Campos Ferreira
Doutora - Camilla Moreira Ribeiro
Doutor - Carlos Antônio da Silva
Doutor - Carlos Henrique de Freitas
Especialista - Cristiano Ferreira Alves
Doutora - Danielle Rodrigues dos Santos
Mestre - Diogo Aristóteles Rodrigues Gonçalves
Especialista - Ellen Gomes Madureira Ferreira
Mestra - Ivana Guimarães Lodi
Mestre - Jorge Otavio Mendes de Oliveira Junek
Mestra - Karen Costa Keles
Doutora - Lorena Bittencourt Guimaraes
Doutor - Marcelo Cardoso Pereira
Mestre - Marco Aurélio Moreira
Doutora - Maria Celeste de Moura Andrade
Doutor - Nélio Martins Araújo
Laboratórios utilizados pelo Curso
Laboratório de Biologia Geral
Laboratório de Climatologia
Laboratório de Desenho
Laboratório de Ergonomia e Segurança do Trabalho
Laboratório de Física e Metrologia
Laboratório de Geotecnia
Laboratório de Hidráulica e Recursos Hídricos
Laboratório de Informática I
Laboratório de Informática II
Laboratório de Informática III
Laboratório de Informática IV
Laboratório de Informática V
Laboratório de Química e Bioquímica
Laboratório de Saneamento
Laboratório Multidisciplinar
Camila Pinheiro de Paula
Foi minha entrada para um novo mundo. Foi no UNIARAXÁ que comecei a descobrir as fantásticas maravilhas da administração. E foi ali q tb descobri minha vocação
INSCREVA-SE AGORA!
Preencha seus dados para receber valores de investimento e uma consultoria completa sobre o curso!